I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Santa Casa inova no diagnóstico de câncer


A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre apresentou ontem ao corpo clínico da instituição um novo equipamento com capacidade de diagnosticar câncer, doenças cardíacas e neurológicas. O equipamento de tecnologia avançada (Spect-CT) avaliado em US$ 850 mil será incorporado a partir de hoje ao Serviço de Medicina Nuclear do hospital Santa Rita. A novidade em diagnóstico por imagem estará disponível para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), IPE e demais convênios.
O coordenador do Serviço de Medicina Nuclear da Santa Casa, Osvaldo Estrela Anselmi, informa que o equipamento é o segundo instalado no Brasil (o primeiro funciona em Recife) e um dos primeiros na América Latina. "O aparelho representa um expressivo salto de qualidade e precisão no diagnóstico de vários tipos de câncer e de outras enfermidades", destaca. De acordo com o especialista, o Spect/CT reduz a necessidade de cirurgias, além de proporcionar exames mais rápidos e confortáveis.
Conhecido como Symbia T2, da Siemens, trata-se de um sistema híbrido formado por um equipamento de medicina nuclear Spect acoplado a uma tomografia computadorizada. Segundo Anselmi, esta condição permite diagnósticos difíceis de serem realizados caso as duas técnicas estivessem separadas. "A obtenção simultânea das imagens cintilográficas, das radiológicas e das de fusão das duas modalidades possibilita em um único momento as informações de ambos os métodos diagnosticados", destaca.
De acordo com o médico, a fusão das imagens funcionais da medicina nuclear com as anatômicas da radiologia pode mudar as condutas terapêuticas em percentuais bem significativos, tornando-se muito importante também do ponto de vista do custo-benefício.
O especialista acrescenta que o equipamento é altamente eficiente na avaliação funcional e nas investigações de praticamente todos os órgãos e no diagnóstico e controle da terapia em vários tipos de câncer.

Nenhum comentário: