I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Prevenção ao uso abusivo de drogas



Alguns fatores familiares, individuais e da própria droga

Ainda que as estatísticas digam que a maioria dos jovens acaba não ultrapassando a experimentação, o uso de drogas (ilícitas) na adolescência é o assunto que mais inquieta e preocupa famílias de todas as classes sociais. A mídia vem retratando a problemática das consequências do uso abusivo de drogas com muita intensidade nos últimos meses. Além das drogas ilícitas (como o crack, por exemplo), vem à tona a discussão sobre os danos referentes ao abuso de uma droga muito comum no nosso cotidiano: o álcool.

Mas afinal, o que é uma droga? Segundo a Organização Mundial de Saúde é qualquer substância que, não sendo produzida pelo organismo, tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento (atrevo-me a dizer deveria incluir não só substâncias, mas pessoas e atividades também). A partir dessa conceituação, fica fácil compreendermos o uso abusivo como denúncia, ou seja, um sintoma que denota a necessidade de criar realidade alternativa.

As drogas acompanham a história da humanidade. Certamente não deixarão de existir. Ninguém pode pensar que é imune e ignorar isso. Em diferentes graus somos todos vulneráveis a elas. Como conviver com esse fato? Para que não soframos tanto com as consequências do uso abusivo e/ou indevido um ditado popular nos diz: "é melhor prevenir do que remediar".

Prevenção: conforme o próprio nome já revela, refere-se a antecipar determinado acontecimento de modo a evitar sua efetivação. Estando conscientes que iremos conviver com as drogas, devemos pensar estratégias preventivas visando reduzir riscos e danos. Para tanto é imprescindível minimizar os fatores de risco, que são as circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.

Entre os fatores de risco encontramos, entre outros, os familiares, do próprio indivíduo e os relacionados à droga: pais fazem uso abusivo de drogas, pais que sofrem com doenças mentais, pais excessivamente autoritários ou muito exigentes e famílias que mantém uma "cultura aditiva", ou seja, é a forma de viver em que resoluções são dadas como forma de impedir a reflexão. Indivíduos inseguros, insatisfeitos com a vida, com sintomas depressivos, curiosos e buscam prazer. A disponibilidade para compra, propaganda que incentiva e mostra apenas o prazer que a droga causa prazer intenso que leva o indivíduo a querer repetir o uso, são fatores de risco que se relacionam a própria droga.

Por outro lado, também é uma tarefa indispensável, potencializar os fatores de proteção, ou seja, o fator que contrabalançam as vulnerabilidades, fazendo com que a pessoa tenha menos chance de assumir esse comportamento. Como fatores de proteção familiares, do próprio indivíduo e os relacionados à droga podemos listar: pais que acompanham as atividades dos filhos, estabelecimentos de regras de conduta claras, envolvimento afetivo com a vida dos adultos, respeito aos ritos familiares e estabelecimento claro da hierarquia familiar. Assim como indivíduos com habilidades sociais desenvolvidas, de cooperação e resolução de problemas, que tenham vínculos positivos com pessoas, instituições e valores, autonomia e autoestima desenvolvidas e que tenham informações contextualizadas sobre efeitos e regras e controle para consumo adequado.

Considerando que o conteúdo deste texto foi tecido a partir de fragmentos de publicações da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e de anos de experiência acadêmica e clínica nessa temática tão complexa, é coerente dizer que é impossível prescrever qualquer "receita de prevenção instantânea". Cada família e cada um dos indivíduos que a compõe, têm um "paladar" que vai demandar diferentes quantidades dos "ingredientes" listados acima, assim como a inclusão de outros não descritos aqui. O importante é que estejam disponíveis a construí-la.

Um comentário:

Cleisson disse...

Oi professor
Primeiramente parabens pelo blog ,eu o acompanho e sempre encontro muita coisa interessante.
Recebe um selo e quero compartilha-lo com os blogs que mais me identifico na internet e o seu é claro está entre eles.
Parabéns!!
http://planetadobem.blogspot.com/2009/03/seu-blog-e-fabuloso.html