I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Lula anuncia que governo vai mudar regras da poupança.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o cálculo do rendimento da poupança precisa e vai mudar, mas ponderou que o assunto será discutido "com carinho" para que os poupadores que têm seu dinheiro aplicado na modalidade não saiam prejudicados.

"Vou ter uma conversa com o ministro Guido (Mantega, da Fazenda) e vamos discutir sobre isso com carinho. Precisamos proteger os poupadores, mas não podemos permitir que pessoas que tenham muito dinheiro apliquem tudo na poupança", disse Lula durante solenidade de apresentação dos novos oficiais generais, em Brasília.

"A poupança é para salvaguardar os interesses da maioria da população que não tem muito dinheiro. Para que eles não tenham prejuízo, vamos fazer isso (mudança) com muito cuidado porque queremos preservar o que temos de mais sagrado, que são os poupadores", completou.

Por enquanto, a poupança ainda não lidera o ranking de investimentos no país, mas isso pode mudar nos próximos meses com a queda na taxa básica de juros. Em março, a liderança foi da Bovespa (7,18%), seguida pelo fundo DI e de Renda Fixa, com retornos de 0,87% e 0,91%, respectivamente. Logo após, a caderneta de poupança permitiu um retorno de 0,64%.

A preocupação com o rendimento da poupança é das instituições financeiras. Depois do corte da Selic pelo BC (Banco Central), o que deve continuar a ocorrer, os juros da caderneta ficaram mais atrativos do que os dos títulos públicos. O efeito pode ser uma migração de dinheiro dos fundos de investimento para a poupança. Para o governo, isso pode significar maior dificuldade para vender títulos e administrar a dívida pública.

Uma das vantagens da poupança é que não há cobrança nem IR (Imposto de Renda) nem taxa de administração, como ocorre nos fundos. A taxa de administração tem um custo que oscila normalmente entre 1% e 4% ao ano. E como a queda dos juros diminui os rendimentos dos fundos, fica mais vantajoso investir na poupança: "Daqui um pouco, as grandes multinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança. Precisamos tomar cuidado para não quebrar o sistema que funciona adequadamente", afirmou.

Ainda não está fechado como será a tributação nem a forma que acontecerá a redução no ganho da poupança. Uma opção seria o Imposto de Renda a partir de determinado valor, que não tem uma destinação específica. Outra possibilidade é mudar o cálculo do rendimento, as aplicações em poupança são corrigidas pela taxa referencial (TR) mais 0,5% ao mês.

Reajuste dos combustíveis: Sobre a possível queda nos preços dos combustíveis, Lula afirmou que tudo vai ser estudado com cuidado. Ministros e a própria Petrobrás já disseram que isso pode ocorrer por conta da queda no preço do petróleo, mas que ainda não há qualquer data fechada.

"Tudo isso está sendo pensado, mas temos que levar em conta outras coisas. Mas também precisamos compatibilizar o que vai acontecer com os Estados, que nessa época de crise perderam muito ICMS. Não podemos calçar um santo e descalçar outro. Precisamos mesmo que seja um sapato, mesmo sendo um sapato mais humilde, mas que dê para dar um para cada um para que todos possam andar calçados".

Lula também comentou a possível extensão de desoneração do IPI para a linha branca (geladeiras, máquinas de lavar, etc.) para estimular o consumo e ajudar as empresas.

Um comentário:

Unknown disse...

Parece que é para proteger os pequenos poupadores. Vamos aguardar.