I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

OPORTUNIDADE PARA RESSOCIALIZAR


Meio ambiente: através de parceria, presos poderão produzir e cuidar de um viveiro de mudas.

A direção do Presídio Regional de Passo Fundo recebeu esta semana, a visita do secretário do Meio Ambiente, do presidente da Uampaf, e representantes de outras entidades que estão mobilizadas num projeto que tem objetivo de cultivar árvores em espaços públicos nos bairros. A convite do diretor da penitenciária, Marco Antônio da Silva, foi discutida a ideia de aproveitar a mão-de-obra e um espaço dentro do presídio, onde existia uma antiga horta, para realizar o trabalho de cultivar as mudas de árvores nativas, para que depois, estas possam ser plantadas nos bairros.

O grupo conheceu a área, de aproximadamente 400 m², onde pode ser construída uma estufa para o cultivo das mudas. A parceria que está sendo firmada também com a Susepe e Judiciário, inicialmente deve beneficiar de três a dez apenados, que seriam responsáveis pelo trabalho. "Será possível com a parceria atender a inclusão social e o meio ambiente. Sabemos que dentro do presídio existem um grande número de apenados que têm possibilidade de atividades externas, que poderiam estar trabalhando, porém, existe uma grande dificuldade da inserção deste pessoal no mercado de trabalho, ficando assim sem qualquer tipo de atividade. Como estamos necessitando de mudas de árvores para o projeto Meu Bairro mais Verde, vamos associar este projeto ocupando a mão-de-obra disponível dentro do presídio," destacou o secretário do meio ambiente.

Benefício aos apenados
Segundo o diretor do presídio, Marco Antônio, apenas presos do regime semiaberto ou presos do regime fechado com autorização judicial, poderão ser beneficiados. "O projeto pode servir de exemplo a outros presos uma vez que é preciso ter antecedentes de bom comportamento. Ele ocupa o tempo com uma atividade diferente, é um trabalho voluntário, porém, o preso além de ressocializar é beneficiado com a remissão da pena. Para cada três dias de trabalho, ele diminuirá um dia da sua pena," destacou o diretor.

Meu bairro mais verde
Lançado este ano no Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto Meu Bairro mais Verde está proporcionando a arborização da cidade. Cerca de 60 mudas já foram plantadas em espaços como no bairro Xangrilá, e outras já foram distribuídas em outros bairros disponibilizando o plantio de árvores nativas como ipê, jacarandá e pata-de-vaca. O trabalho deve garantir um aumento da área verde do município. Até agora as mudas que estão sendo utilizadas no projeto são produzidas no viveiro municipal, que fica no bairro São José.

Parcerias
Além dos bairros, a secretaria também já distribuiu mudas de árvores frutíferas para o Case (Centro de Atendimento Socioeducativo). A ação faz parte do projeto Plantando Cidadania, desenvolvido pela entidade, e que promove atividades para reintegrar os internos da instituição. A secretaria doou as mudas de árvores frutíferas para a formação de um pomar.

Tentativas

Esta é mais uma tentativa de unir o útil ao agradável, sob o ponto de vista de algumas autoridades de minha

cidade, mas vale a pena tentar, pois os apenados e menores infratores terão mais uma oportunidade de mos-

trar e trabalhar valores já por eles esquecidos. Eu gostaria de saber sua opínião sobre o assunto, então deixe

seu comentário aqui ou no diHitt.


Nenhum comentário: