I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

Nossas expectativas


Olhando a minha volta vejo as pessoas passando. Não sei o que pensam, somente posso imaginar.
Não é a primeira vez que falo deste tema, de alguma maneira, está dentro de qualquer artigo ou pensamento que tenha produzido.
Nossa cultura vem baixando as expectativas dos seres humanos. Na minha época de escola para passar de ano era necessário ter uma média mínima de sete (7), e não existia recuperação, íamos direto para prova final. Aquele que falhasse na prova de dezembro devia fazer uma última tentativa em março, sempre e quando não tivesse levado mais de duas. Isto valorizava ao aluno que estudava durante todo o ano letivo, e aquele que passou o ano brincando perdia as férias estudando. Não lembro nenhum pai ou mãe questionando este método, menos ainda os alunos. Hoje em dia, desde o primeiro dia de aula há pais, mães e alunos questionando desde horário de chegada, de saída até questões disciplinares e pedagógicas que são de âmbito interno dos colégios.
Atualmente os alunos têm direito a várias recuperações durante o ano, além de recuperações finais, e em alguns até recuperação da recuperação. Temos no nosso meio até profissionais da educação que defendem a eliminação da reprovação. Os alunos passam hoje com uma média anual de cinco (5) com todas as facilidades anteriormente mencionadas. Conseqüência disto, pessoas que crescem pensando que ser uma pessoa 5 é bom.
Pessoalmente gostaria, em caso de doença, ser atendido por um médico nota 10, que um engenheiro nota máxima construísse minha casa e que um advogado com excelentes qualificações defendesse meus interesses. Em lugar disto vejo a maioria das pessoas a minha volta se satisfazerem conseguindo o mínimo necessário, em lugar de lutar para dar o melhor de si.
Sempre falo para meus filhos, alunos e ultimamente para meus netos que aquele que procura uma nota 10, geralmente consegue um 8 ou um 9, ocasionalmente um 10; os que procuram uma nota 7 atingirão normalmente um 5 ou um 6, eventualmente um 7; e os que buscam um 5 terão que se satisfazer com um 3 ou 4, às vezes um 5. Posso garantir que ninguém fica satisfeito na vida conseguindo 5.
Somente obtemos na vida aquilo que somos capazes de sonhar, então por que sonhar com 5 quando poderíamos sonhar com um 10? Ensinemos a nossas crianças a sonhar com 10, para ter uma sociedade melhor.
Por Ricardo Irigoven.

Boa semana e se desejar, comente e entre para o nosso rol de comentaristas.

Nenhum comentário: