I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

Sobre recompensa e castigo

Espero que Dostoievsky não revire no seu túmulo vendo que estou surrupiando o título de uma de suas obras primas “Crime e castigo”. De qualquer forma, a distância enorme entre um e outro escritor fará que, provavelmente, ele nem se importe.

A vida traz suas próprias recompensas. Santo Agostinho diz que aquele que teve uma boa vida não deve temer à morte. Já minha avó dizia: “Semeia ventos e colherás tempestades”.

Recompensa, de acordo ao dicionário significa: gratificação, retribuição, compensação, prêmio, etecetera.

 Castigo, es: punição, apenar, condenar, etecetera.

Em outras épocas era demorada a obtenção da recompensa ou retorno pelos nossos esforços. Hoje em dia a sensação de recompensa deve ser imediata ou em muitos casos, deve ser antecipada, ou seja, nos oferecem a recompensa antes do esforço. Meus alunos, por exemplo, quando peço um trabalho extra, antes de saber do que se trata perguntam: Vale nota?

 Acredito que os adultos já perguntam: E o que ganharei com isso?

Também há diferentes tipos de recompensas, quase tantas como tipos diferentes de personalidades.

Conheço pessoas que dariam a vida por receber medalhas, outras por ter reconhecimento público de alguma ação, tem também aqueles que somente funcionam a dinheiro, e não podemos esquecer os que funcionam por motivações privadas e íntimas, como a de um senhor que conheci quando necessitei alugar um apartamento.

Essa história merece ser contada:

 Não tinha intermediários, devia tratar diretamente com o dono, marcamos uma entrevista e nos chamou a sua casa. Era um senhor idoso, com mais de 80 anos, morava com sua esposa (uns trinta anos mais nova) e um enteado, que estavam a todo instante como vigiando este homem.

 Num momento da conversação manifestou que já tinha 94 apartamentos (se a memória não me trai) e que sua maior ambição era chegar aos 100 apartamentos antes de morrer.

Não alugamos o apartamento, eram pessoas muito complicadas, parecia que assim como a recompensa do homem eram as cem propriedades, a recompensa da esposa e do enteado era esperar pela sua morte.

Quando uma ação tem uma recompensa positiva, ótimo, mas quando é negativa devemos ter cuidado. Muitas vezes, através das recompensas que não são nada mais que promessas, nos levam por caminhos que não queremos realmente transitar ou que não escolheríamos.

Muitas vezes as recompensas que procuramos ou almejamos podem se transformar em castigo. Nunca esquecerei uma vez orava pedindo a Deus que me desse muita paciência, e nada, os problemas continuavam chegando e minhas orações pareciam que não eram ouvidas. Um dia decidi queixar-me ao padre da minha congregação.

- Padre, Deus não ouve minhas prezes.
 - Tem certeza, meu filho.
 - Sim, peço, peço paciência e nada, continuam chegando os problemas e nada de chegar a paciência.
 - Meu filho, Deus está atendendo tuas prezes, a única forma de aprender a ser paciente é resolvendo problemas.

A partir desse dia descobri que devemos ter cuidado quando pedimos alguma coisa a Deus. Ele sempre nos atende, mas não como nós pensamos. Em cada fato de nossa vida devemos procurar as respostas aos nossos pedidos.

 Deus sempre nos dá o que pedimos, mas cuidado que podemos não reconhecer a embalagem na qual vem nosso presente. Podemos confundir recompensa com castigo e vice-versa.

 Boa reflexão.

Por: Ricardo Irigoyen

Nenhum comentário: