I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Programa Mais Cultura nas Escolas será que decola?


Há bastante tempo já se perdeu - ao menos do ponto de vista teórico - a noção de que a escola é apenas local de transmissão vertical de conhecimento. O processo de aprendizado se baseia na relação professor e aluno, nas suas mais distintas variantes. Por isso, programas como o Mais Cultura nas Escolas, do governo federal, foram saudados com entusiasmo pelas comunidades escolares e pelos pesquisadores do tema.

Nascido como proposta inovadora, o programa deveria ter entrado em funcionamento este ano. Deveria. Contudo, foi adiado para 2014. Conforme informações do Ministério da Cultura, a transferência da data de início se deu por "problemas no sistema de inscrição - Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças (Simec) - tanto pela elevada procura como por dificuldades dos participantes em preencher os dados solicitados".

O Mais Cultura nas Escolas busca financiar cinco mil projetos culturais. As instituições contempladas devem receber entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para investir em teatro, música, dança, circo, artes visuais, cultura indígena, cultura afro-brasileira, além de atividades externas, como visitas a museus.

 O programa está na fase de seleção dos centros de ensino participantes. O resultado da seleção deveria ter ocorrido ainda em agosto, mas também precisou ser transferido. A definição será divulgada em novembro.

A Secretaria de Políticas Culturais do Ministério informou que 26,9 mil escolas fizeram inscrição. Cerca de 14,5 mil preencheram os requisitos e estão aptas a participar da seleção. A maior parte delas (67%) tem estudantes do Programa Bolsa Família. Em relação à localização, a maioria (55%) está na Região Nordeste, 16% no Sudeste, 14% no Norte, 10% no Sul e 5% no Centro-Oeste.

Especialistas de universidades públicas fazem a seleção das propostas que também precisarão ser homologadas por uma comissão interministerial constituída por representantes dos ministérios da Educação, da Cultura e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Os recursos deverão ser repassados às escolas ainda este ano.

Os brasileiros torcem para que o Mais Cultura nas Escolas saia do papel no próximo ano.

 Ponto positivo para o governo, que identificou esta carência e procura saná-la. Ponto negativo fica por conta da burocracia estatal, que atrasa o país em muitos momentos.

Procure opinar sobre o assunto.

 

Nenhum comentário: