I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

Ídolos da juventude

Em qualquer gênero de atividade, aquele que se destaca por competência torna-se alguém singular e, como tal, exemplo para um grupo ou para milhões de pessoas, como acontece, por exemplo, no futebol, no qual Pelé, Maradona, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Zico, D’Alessandro e tantos outros foram eleitos, pelo talento que demonstraram tanto nos gramados, como em pistas, piscinas e quadras, assim como no vôlei, basquete, natação, futebol de salão, ciclismo, atletismo, automobilismo etc.

Isso é, sem dúvida, altamente sadio, especialmente para as crianças e jovens que, em grande parte procuram se espelhar nos atletas, tanto assim que até se pode notar um “orgulho oculto” entre os jovens que usam camisetas com nome e números dos atletas escolhidos como ídolos.

Lamentavelmente, muitos dos eleitos pela juventude, embora possuindo capacidade técnica, não estão preparados moralmente para subir ao pedestal da fama e tornarem-se exemplos de vida que, queiram ou não, passam a ser. A vida privada de Maradona, assim como a de outros consagrados atletas que foram e continuam sendo flagrados por uso de substâncias ilegais, que exemplo pode oferecer aos jovens? Certamente que o espelho será, sempre, negativo.

Nos parece, salvo melhor juízo, que caberia ao Ministério dos Esportes e Federações estaduais a elaboração de campanhas junto aos clubes brasileiros para o desenvolvimento de um trabalho junto aos respectivos plantéis, na conscientização dos atletas quanto à posição que ocupam na sociedade, onde as ações da vida privada refletem diretamente sobre aqueles que os tornaram ídolos.

Recentemente foi detectada substância ilícita no organismo de um lutador de UFC, durante o período de treinamento e, todos sabemos, esse esporte conta com milhões de adeptos em todo o mundo. Qual o exemplo que esse atleta está passando?

Outro fato muito comum, principalmente no Brasil, quando de jogos interestaduais, a execução do hino Nacional e do Estado que está sediando o encontro, poucos são os atletas que sabem a letra dos hinos. Lamentável.

Comente este artigo.

Nenhum comentário: