I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

Veja o novo jeito de usar o carro

O aluguel de bicicletas para a população se deslocar entre os bairros - sistema, diga-se, que muitas cidades ainda não oferecem, mas já é comum a várias cidades brasileiras - migra agora para uma nova fase. Começou a funcionar em Recife, no mês de dezembro, o primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos do país (car sharing).

Implantado nos Estados Unidos e na Europa, o modelo permite ao usuário pegar o carro em vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo, depois, em um período determinado. Em 2015 a novidade deve entrar em funcionamento também no Rio de Janeiro, que já lançou chamada pública de viabilidade do projeto. Em São Paulo o serviço existe desde 2010, mas a empresa responsável oferece apenas carros movidos a combustível.

O novo sistema de Recife tem vagas fixas em três estações e é sugerido a quem precisa de um carro para curtas distâncias. A escolha pelo compartilhamento de elétricos, de acordo com a gerente do projeto, Cidinha Gouveia, deve-se ao fato de a mobilidade no centro da cidade estar muito complicada. "Nos horários de pico é impossível se deslocar de um ponto a outro e as pessoas podem esperar até 40 minutos por uma vaga", disse ela.

Os usuários poderão aderir a um plano mensal de R$ 30,00 e arcar com uma taxa extra de R$ 20,00 por uso, com a possibilidade desse valor ser dividido, se for concedida carona. O sistema identifica as pessoas que pretendem fazer o mesmo trajeto.

Para o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Leonardo Meira, ouvido pela Agência Brasil, o compartilhamento tem grande potencial. O modelo surgiu na Europa na década de 1980 e complementa o transporte público, incluindo as bicicletas. Além de reduzir a poluição e o trânsito nas cidades, Meira destaca que incentiva a racionalização do uso do carro. Segundo ele, pesquisas mostram que o compartilhamento tira das ruas até sete carros particulares, na Alemanha e na Suíça, onde é muito forte.

O Rio de Janeiro também gostou da ideia. Ao vislumbrar o sucesso das bicicletas compartilhadas, a cidade lançou chamada pública para colher propostas para o sistema. A ideia é que o compartilhamento seja usado para curtas e longas distâncias, a partir de 2015, utilizando vagas especiais, que já estão sendo separadas.

A partir desse ano começa a funcionar em Porto Alegre, em fase de testes, o compartilhamento de carros elétricos, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Criado por estudantes da pós-graduação, que montaram a startup MVM Technologies, o sistema interligará todos os campi, antes de chegar a toda a capital gaúcha.



Comente este artigo.

Nenhum comentário: