O aluguel
de bicicletas para a população se deslocar entre os bairros - sistema, diga-se,
que muitas cidades ainda não oferecem, mas já é comum a várias cidades
brasileiras - migra agora para uma nova fase. Começou a funcionar em Recife, no
mês de dezembro, o primeiro sistema de compartilhamento de veículos elétricos
do país (car sharing).
Implantado
nos Estados Unidos e na Europa, o modelo permite ao usuário pegar o carro em
vagas ou garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo, depois, em um período
determinado. Em 2015 a novidade deve entrar em funcionamento também no Rio de
Janeiro, que já lançou chamada pública de viabilidade do projeto. Em São Paulo
o serviço existe desde 2010, mas a empresa responsável oferece apenas carros
movidos a combustível.
O novo
sistema de Recife tem vagas fixas em três estações e é sugerido a quem precisa
de um carro para curtas distâncias. A escolha pelo compartilhamento de
elétricos, de acordo com a gerente do projeto, Cidinha Gouveia, deve-se ao fato
de a mobilidade no centro da cidade estar muito complicada. "Nos horários
de pico é impossível se deslocar de um ponto a outro e as pessoas podem esperar
até 40 minutos por uma vaga", disse ela.
Os
usuários poderão aderir a um plano mensal de R$ 30,00 e arcar com uma taxa
extra de R$ 20,00 por uso, com a possibilidade desse valor ser dividido, se for
concedida carona. O sistema identifica as pessoas que pretendem fazer o mesmo
trajeto.
Para o
professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Leonardo Meira, ouvido
pela Agência Brasil, o compartilhamento tem grande potencial. O modelo surgiu
na Europa na década de 1980 e complementa o transporte público, incluindo as
bicicletas. Além de reduzir a poluição e o trânsito nas cidades, Meira destaca
que incentiva a racionalização do uso do carro. Segundo ele, pesquisas mostram
que o compartilhamento tira das ruas até sete carros particulares, na Alemanha
e na Suíça, onde é muito forte.
O Rio de
Janeiro também gostou da ideia. Ao vislumbrar o sucesso das bicicletas
compartilhadas, a cidade lançou chamada pública para colher propostas para o
sistema. A ideia é que o compartilhamento seja usado para curtas e longas
distâncias, a partir de 2015, utilizando vagas especiais, que já estão sendo
separadas.
A partir
desse ano começa a funcionar em Porto Alegre, em fase de testes, o
compartilhamento de carros elétricos, na Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS). Criado por estudantes da pós-graduação, que montaram a startup MVM
Technologies, o sistema interligará todos os campi, antes de chegar a toda a
capital gaúcha.
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