I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

O público e o privado

Sobre a velha rinha envolvendo o público e o privado, dia desses li certas passagens em uma rede social que, em primeiro momento, confesso, me espantou para, em seguida, boquiaberto, ver-me em um transe analítico em que me pus a contemplar a passionalidade dos discursos e que, não raro, fluem com tal grandeza, ordem e rigor que, pelo menos, inviabiliza a compreensão real dos fatos.
Os envolvidos, cada um a seu modo, iam desdobrando argumentos em favor de suas crenças. Dizia um: “Quer saber, por mim, tudo deve ser privatizado porque, todo mundo sabe, que coisa de governo, não presta”; o outro: “Eu acho que se não tem governo, tudo fica melhor”; o primeiro volta à carga: “Se não fossem as empresas, como a gente faria?”; o segundo emenda: “Deus me livre de Estado”. E na linha de um liberalismo nanico e de quinta categoria, o diálogo foi sendo traçado e fiado.
Até pensei em meter o bedelho, mas como as possibilidades de diálogo em uma sociedade profundamente autoritária e burguesa, como a nossa, só diminuem, decidi continuar em meu silêncio reprovador.
Agora, a título de sugestão para os intelectuais de ocasião e que militam fundo nas ondas da internet, gente feita e forjada nos “cursos livres”, acríticos e diários da Rede Globo, ministrados por preletores como Miriam Leitão e Ronaldo Sardenberg, seguidos com módulos complementares de analistas “isentos” como William Waack, William Bonner ou Alexandre Garcia, penso e sugiro que seria importante sair do convencional que, objetivamente, atrofia o cérebro e castra sensibilidades pelos níveis de automatização dos indivíduos e vínculos duros e intensos com os movediços de um cotidiano de muito policiamento e controle.
É que o tempo não é estático, como, aliás, nada o é nessa existência. O tempo muda, as relações são alteradas, a economia tem sua morfologia revista, o trabalho ganha em complexidade, as relações são modificadas e tudo que nos envolve é submetido às leis da dinâmica. Definitivamente, conservar opiniões velhas e carcomidas pelo peso sumário da vida real é uma opção bastante complicada.
Não vou aqui ensaiar defesas apaixonadas do Estado. Não mesmo, mesmo porque esta forma moderna de gestão da vida social carece, conforme se percebe com grande facilidade e em todos os dias, de reformas profundas e que passem pelo crivo definidor e essencial de sua democratização porque, inexoravelmente, Estado que não é democratizado em um sempre; que não é partilhado com o conjunto de sua população; que não afirma sua autonomia ante os amplos e potentes movimentos do capital é por assim dizer, Estado em permanente estado de ameaça. Ameaça concreta e presente a partir de expedientes como o golpe, o levante, a corrupção ou a revolução.
Para os apaixonados, digo que não fazem nada de errado em abraçar esta ou aquela causa. O humilde apelo que vos faço é que possamos qualificar mais esses debates. Solicito que, mesmo fincado em suas certezas de vidro que, pelo menos, se deem ao trabalho do estudo e da reflexão.
Sugiro modestamente a leitura e o consequente debate de obras clássicas e seminais como, por exemplo, Formação Econômica Do Brasil (1959) do paraibano Celso Furtado (1920-2004) e que, como ninguém, explica o desenrolar da estrutura econômica deste País; outra excelente pedida é o magistral trabalho de Caio Prado Júnior (1907-1990), História Econômica Do Brasil (1945) onde a partir de um olhar marxiano reconstrói a própria historiografia brasileira.
Sugiro ainda, o primor do filho de Apipucos (PE), Gilberto Freyre (1900-1987), Casa-Grande e Senzala (1933), obra fundamental para compreender nossos vícios, taras e desejos nem sempre confessáveis, contudo, presentes e definidores do nosso caráter nacional. E finalmente, minha derradeira sugestão é o marco de Raízes  Do Brasil (1936), do historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) que, pelo menos, irá nos apresentar categorias analíticas essenciais para a compreensão do homem brasileiro. Categorias como a do “homem cordial”, esse estranho ser da conciliação e que nos leva para uma confusão oceânica no exercício republicano de distinguir aquilo que é público daquilo que é privado.
São singelas sugestões para a elevação da qualidade de nossas intervenções e que certamente, irão precisar para todos o que é o Estado brasileiro, qual a sua real importância para a composição da vida brasileira, seus vícios e virtudes. Recordo que afinidades ou opções pessoais não fazem ciência, não revelam o real. Isso vem do estudo, da pesquisa e da análise séria, profunda e íntegra. Leva tempo, exige dedicação, envolvimento e seriedade ou não se faz. 

Comente este artigo.


Nenhum comentário: