I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Vitórias e vencedores – recomendações para o sucesso

Existem temas que são recorrentes, este é um deles. Já escrevi sobre lições de vida, formulei conselhos para chegar ao topo e tratei das regras básicas para vencer na vida. Já falei sobre derrotas e vitórias e seus desfechos. Já elenquei vencedores e perdedores, e suas receitas para o caminho da felicidade. Remontei exemplos de sucesso do mundo dos esportes, tratei também de dedicação e foco. Já tributei o sucesso ao planejamento e a disciplina.
Hoje quero tratar de outro componente do sucesso que muitas vezes fica esquecido durante o percurso, a arte de aprender sempre.
Este tema não é novo, já o retratei de diversas formas e gostaria de retomá-lo amparado no título do livro do americano John C. Maxwell.
A publicação postula à idéia de que às vezes você ganha, às vezes você aprende. A publicação é um achado sobre a arte de aprender com as derrotas, transformando perdas em ganhos.
Parafraseando Fernando Pessoa aprender é preciso, vencer nem sempre, quero expressar o grande segredo dos indivíduos de sucesso. Entenda que nem sempre é possível vencer, nem sempre é possível ganhar todas, mas aprender sim. A melhor oportunidade de aprender é diante de uma derrota iminente, ou concretizada. As maiores lições e as mais verdadeiras são elaboradas nos momentos de dor e fracasso. Não existe segredo, às vezes você ganha e quando não for possível ganhar, aprenda.
Vencedores não são aqueles que ganham sempre, mas aqueles que aprendem sempre. Não são as vitórias que forja vencedores, são as lições e os aprendizados que se acumulam durante a caminhada.
As vitórias são momentos importantes para auto-estima e para o ego, mas são as derrotas que estimulam a aprendizagem e que forjam homens de sucesso. São as derrotas que calejam os pés, e transformam suor e lágrimas em combustíveis para o sucesso. Vencer é diferente de ter sucesso.
Não são as vitórias que fazem os vencedores, mas a bagagem de aprendizados adquiridos durante o percurso. Vencedores são aqueles que não perdem nunca, pois onde todos vem derrota, eles capitalizam como momentos privilegiados de aprendizagem. Se navegar é preciso aprender também, se viver não, vencer nem sempre. Não desperdice as maiores lições da sua vida rumo ao topo, aprenda a transformar derrotas e fracassos em aprendizados e sucessos futuros. Ande no sentido da luz.


Comente este artigo.

Nenhum comentário: