I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

Água, um bem natural

A água é um elemento que é constituído por dois compostos, uma parte de átomos de oxigênio (O) e duas de hidrogênio (H), formando uma molécula de H2O. É um recurso mais abundante em nosso planeta e pode encontrar-se em três estados físicos: sólido (geleiras e calotas polares); líquido (rios e oceanos) e gasoso (vapor de água na atmosfera).
A água é um recurso essencial à vida terrestre, sem ela não sobreviveríamos e a humanidade não teria como suprir suas necessidades. Segundo pesquisadores, a água tratada é essencial para a saúde dos seres vivos. Ela é considerada o ¹solvente universal, e criando o hábito de ingerir, auxilia na prevenção de doenças (como infecção de urina, cálculo renal, etc.).
Entretanto, há um grande desperdício desse recurso natural, pois a maioria é usada em atividades econômicas. A poluição hídrica também é um fator agravante, os rios são poluídos pelos esgotos (pois em muitos lugares não há tratamento de água), agrotóxicos, produtos hospitalares, entre outros. Sem falar nos cemitérios não planejados, onde não há caixa de gordura para que esses resíduos sejam tratados e não poluam os lençóis freáticos.
A preservação dessas águas tem sido preocupação constante para os profissionais em biologia e ambientalistas. Nos cemitérios mais antigos o subsolo é bastante vulnerável, já que não existia uma legislação para isso. Segundo estudos recentes, constataram que no solo e nas proximidades dos cemitérios analisados, há contaminação da água por vírus, bactérias, ²necrochorume, nitrato e íons cloreto.
Portanto, se não houver uma ação coletiva para preservar a água e o meio ambiente, por questão de saúde das populações próximas, não teremos mais água potável para consumo humano. Tal assunto deveria ser tratado com atenção pelo poder público. Já que eles têm obrigação de fiscalizar novos aterros sanitários, lixões clandestinos e cemitérios irregulares.
¹Solvente: substância líquida que tem a propriedade de solver ou dissolver outras; o mesmo que dissolvente.
²Necrochorume: o líquido que escorre dos corpos mortos em decomposição nos cemitérios.

Comente este artigo. 

Nenhum comentário: