I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

Escola de pais

Em todo o país existem projetos de Escola de Pais: reuniões para discussões de temas diversos, relacionados aos assuntos escolares e ao relacionamento familiar. Pais debatem suas ansiedades, angústias e preocupações em relação aos seus filhos quanto à aprendizagem, ao desempenho escolar, bem como ao polêmico conflito que envolve a questão dos limites. Hoje gira em torno de como monitorar a internet e os contatos virtuais que os filhos começam a ter com o início da puberdade e adolescência.
Nas minhas andanças pelas escolas, em trabalhos junto aos professores e às direções, sempre surgiu uma intensa preocupação com a família e um questionamento quanto à melhor maneira de chamar os pais para junto da escola. Acontece que a escola sempre precisa insistir com esse trabalho, que chega a ser cansativo porque o número de pais é sempre menor do que o esperado, e mais, pais que realmente precisam estar presentes em tais trabalhos, geralmente são os mais difíceis de comparecer.
Professores e gestores precisam usar muitas estratégias para motivar a família. Quanto aos pais que vivem conflitos mais intensos quanto à agressividade familiar e aos comportamentos inadequados de seus filhos dentro do ambiente escolar, são os que se excluem desses encontros, dificultando as intervenções saudáveis que podem ajudar a reverter algumas situações.
Começamos a ouvir que em algumas cidades a Promotoria da Infância e da Adolescência tem exigido que pais agressores frequentem a Escola de Pais, onde podem aprender maneiras de educar seus filhos sem que os atos agressivos sejam prevalentes na relação familiar.
A educação cabe aos pais e estes em inúmeros casos não conseguem se ocupar desta tarefa. Encontramos mães desajustadas psiquicamente, emocionalmente e assim muito agressivas. Mães que abandonam e deixam seus filhos fazer o que bem entendem e outras que, inclusive, estimulam a agressividade e o desinteresse pela escola. Mães que não têm o amparo dos homens, pais de seus filhos, que vivem na promiscuidade ou que elas próprias também se submetem aos maus-tratos de companheiros ocasionais. Filhos que convivem com ambientes insanos, praticam em conjunto com os adultos o uso de drogas, são violentos e violentados, abusam do álcool e vivem em situações bem distantes daquelas minimamente importantes para que tenham uma motivação para o estudo.
Estes pais ou apenas as mães precisam muito da Escola de Pais para, quem sabe, serem resgatados em sua autoestima e no desejo de mudar de vida através do conhecimento. Acontece que frente a estes imensos problemas a tarefa dos professores se multiplica e, como defesa para encontrar outras alternativas, alguns professores dizem que tais problemáticas paralisam toda e qualquer ação da escola e, desestimulados, desistem de acreditar em seus próprios alunos, muito menos na sua ação para ensinar e em todas as práticas que possam modificar esse contexto que muitas vezes é caótico.
Assim, vemos ainda alguns professores desenvolverem comportamentos extremos de desvalorizar seu trabalho, não acreditar nestes alunos que mostram dificuldades e eles próprios serem nocivos para o ambiente escolar. Aqui encontramos aqueles que dizem para alunos repetentes e agressivos que não serão ninguém na vida e entram em conflitos sem fim em suas salas de aula, adoecendo o ambiente escolar que deveria ser diferente da casa onde já se instalou a doença familiar.
A Escola de Pais precisa ser uma meta de todas as escolas, assim, com mais esta ferramenta, se pode esperar que um dia crianças e adolescentes encontrem mais desejo e estímulo para a aprendizagem, que alternativas saudáveis apareçam no lugar da violência e que família e professores voltem a acreditar em suas funções, a primeira educativa e a segunda a do ensino.
Pais que possam ocupar seu lugar com dignidade e professores que voltem a ensinar com convicção de que o caminho para a mudança de vida está na aquisição do conhecimento e na relação afetuosa e respeitosa entre família e escola.
Comente este artigo.


Nenhum comentário: