I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Estude menos, renda mais

Albert Einstein, autor da Teoria da Relatividade, propôs que o tempo é relativo, indicando que uma astronave viajando na velocidade da luz terá um tempo interno diferente do que é percebido na Terra. Por essa razão, um astronauta poderia passar alguns segundos viajando e, ao retornar, ter perdido décadas ou até mesmo séculos de história terrestre. Se você já assistiu algum filme de ficção científica com viagem espacial você já se deparou com esse conceito. Se você já teve de passar horas fazendo algo que não queria estar fazendo, também.

O tempo, para nós, dentro da terra e na velocidade do nosso cotidiano também é relativo, como alertei acima. Enquanto o relógio anda em sua inexorável marcha, nós, humanos, podemos ter diferentes percepções dessa progressão fatídica e constante. A percepção do tempo só é a mesma para os ponteiros, não para nós. Quem nunca passou pela situação anteriormente descrita, de estar em um lugar que não agrada e sentir como se o tempo não passasse, ou ainda seu inverso, estar se divertindo ou aproveitando muito um momento que passa como um instante (suas férias, por exemplo).

Se você deseja aproveitar melhor o tempo (para qualquer atividade), você deve entender que quando a pessoa gosta do que está fazendo, o tempo “passa mais rápido” e ela, em geral, retém memórias e sensações do que está acontecendo; já se não gosta... o tempo “não anda” e tudo se perde. É o que acontece, por exemplo, em uma festa de aniversário divertidíssima e que passa “muito rápido” ou na lentidão aparente de uma enfadonha fila de espera.

Portanto, para que o tempo de estudo renda mais, comece a gostar de estudar. Note que enquanto você não gosta de estudar, as horas de estudo irão martirizá-lo e jogar seu rendimento dentro de um poço. Você vai estudar muito, e entender, compreender, memorizar, muito pouco. Mude sua atitude. Encare o tempo como um aliado e a matéria como uma velha companheira de diversão. Quanto maior o apreço pela matéria e mais tranquilo for o estudo, maior a capacidade de aprendizado através da relativização do tempo.

Mas como realizar essa, aparentemente, difícil tarefa? Para começar, nunca estude controlando o tempo. Não fique olhando para o relógio. Se você vai estudar até às 17 horas, o ideal é que peça para alguém lhe chamar às 17 horas ou colocar um despertador para este horário. Não fique esperando ansiosamente pelas 17h. Entre nas páginas do que estiver lendo de cabeça, completamente. Não deixar seu cérebro devanear. Afaste qualquer coisa ou pensamento que o ligue ao tempo e a outros assuntos, nada de pensar no que fez antes ou o que fará após o estudo. Procure manter sempre um relógio por perto de seu local de estudo, mas não muito evidente que o faça encará-lo a todo instante. O relógio ajuda a lembrar da disciplina do tempo, e ajuda as visitas a lembrarem-se dela também.

Quanto mais você testar e colocar em pratica essa técnica, melhor em administrar o tempo e relativizá-lo, a seu favor, você conseguirá. Em breve você estará estudando menos (percebendo menos horas) e rendendo mais.
Comente este artigo.


Nenhum comentário: