I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

Por que Idosos estão deixando de votar?

As eleições nacionais estão deixando de ser atraentes para os idosos. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que, nos pleitos nacionais de 2008 a 2014, mais da metade do público com mais de 70 anos deixou de votar. O índice de abstenção desse grupo oscilou entre 53% e 64% nas seis últimas vezes em que o brasileiro foi às urnas, bem acima da faixa entre 16% e 24% dos eleitores em geral.
Para entender a opção dos idosos de abrir mão do voto, ou de continuar indo às urnas, a gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Patrícia Conde, junto com Tânia Almeida Gouveia, produziu o trabalho Estou aproveitando a vida, cansei de votar. Um estudo exploratório sobre a abstenção às urnas entre os idosos brasileiros. O material foi apresentado na conferência internacional da Wapor, a Associação Mundial para Pesquisas de Opinião Pública, realizada em Buenos Aires, na Argentina.
Nas eleições municipais de 2008 e 2012 houve 53% e 56% de abstenção entre os eleitores acima de 70 anos, respectivamente. Já nas presidenciais e estaduais de 2010, 63% deles deixaram de votar. Para as duas, conclui-se que há certa descrença desse eleitor em relação aos gestores públicos, bem como à possibilidade de transformações políticas efetivas, o que o leva ao distanciamento das urnas.
De acordo com o Ibope, as autoras do estudo apuraram que os índices de abstenção são maiores em eleições presidenciais e estaduais - alcançaram 63% tanto no primeiro como no segundo turno de 2010, e 64% e 62%, respectivamente, no primeiro e no segundo turno do pleito de 2014.
Ambas destacam, porém, que, embora também alto, o percentual de abstenção dos mais velhos em eleições municipais é comparativamente menor. Nas eleições municipais de 2008, 53% dos com mais de 70 anos não foram às urnas, enquanto em 2012 o percentual foi de 56%. "Isso pode estar relacionado à ideia de que questões municipais são mais tangíveis no cotidiano do cidadão, bem como à possibilidade de, durante a campanha, os candidatos a cargos municipais se manterem mais próximos e presentes entre os cidadãos", concluem.
A região Norte do país é a que tem maior abstenção entre idosos. Por outro lado, no Centro-Oeste, embora também com altos índices de abstenção, é onde isso ocorre com menor intensidade. De acordo com Patrícia Conde e Tânia Gouveia, fatores característicos de cada região, como grau de escolaridade, acesso às zonas eleitorais e contexto político-administrativo local podem influenciar a decisão do idoso de exercer ou não o direito ao voto.
Para complementar o estudo, as autoras também realizaram uma etapa qualitativa, com entrevistas em profundidade com idosos. Entre os entrevistados que optaram por não votar mais, desde que atingiram uma idade em que foram desobrigados disso, há maior distanciamento de questões ligadas à sociedade em geral, pois parecem preocupados quase que apenas com eles mesmos e com sua família.
Há comentários também em relação ao incômodo de sair de casa para enfrentar fila na seção eleitoral. "Eu? Sair da minha casa para ficar em fila pra votar nesses caras que só querem saber de ganhar dinheiro? Eu não!", disse um entrevistado de 76 anos.

As autoras concluem que o distanciamento das urnas vem de certa descrença desses eleitores nos gestores públicos e na possibilidade de transformações políticas efetivas.
Comente este artigo


Nenhum comentário: