I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Vergonha, timidez ou isolamento social?


Indivíduos com dificuldades em interagir socialmente podem ter prejuízos na vida pessoal e profissional.


Dificuldade para desempenhar atividades cotidianas como iniciar, manter e finalizar conversas; manter um comportamento introspectivo durante trabalhos em grupo, contatos telefônicos ou virtuais; ter dificuldade ou vergonha de falar com o chefe, convidar alguém para sair, iniciar um namoro, ajudar um amigo em necessidade, pedir ajuda; ou timidez para expressar o que pensa e sente de forma coerente, respeitando os outros, além de diversas outras situações podem ser sinais de que o indivíduo está tendo problemas com suas habilidades sociais.

O termo habilidades sociais é utilizado para os diferentes comportamentos sociais desempenhados pelas pessoas no seu dia a dia, tais como pedir ajuda, manter diálogo, fazer e responder perguntas, expressar sentimentos, lidar com críticas e elogios, admitir erro e pedir desculpas, escutar empaticamente, entre outros. Esse conjunto de comportamentos contribui para que as pessoas tenham uma vida mais saudável e produtiva.

Segundo estudo desenvolvido pelas docentes da Escola de Psicologia da IMED, Dra. Marcia Fortes Wagner e Me. Simone Nenê Portela Dalbosco, na maioria das vezes, as pessoas que possuem habilidades sociais mais desenvolvidas apresentam melhor desempenho em sua vida pessoal e profissional.

“Já aquelas pessoas que demonstram um repertório deficitário de habilidades sociais, com características como a timidez e o isolamento social, podem apresentar dificuldades em suas interações sociais, demonstrando insegurança e desconforto nas situações nas quais necessitam falar de si, expressar afeto ou desagrado e lidar com a crítica dos outros”, destacam.

Os indivíduos socialmente habilidosos sabem onde, quando e como se comportar de maneira adequada. Porém, quem possui dificuldades e essa habilidade pouco desenvolvida, tende a se comportar de forma passiva nas interações sociais.

“O indivíduo aceita o que é imposto, não estabelece limites e, em diversas situações, tem dificuldade de expressar suas próprias opiniões e manter relações de coleguismo ou amizade. Muitas vezes, as pessoas que apresentam repertório deficitário em suas habilidades sociais, podem também ter problemas psicológicos como fobia social, depressão, síndrome do pânico e outros”, alertam as professoras e psicólogas.

A solução para esse problema é aprender a ser socialmente hábil, o que pode auxiliar na prevenção e redução de dificuldades psicológicas. Por não ser uma tarefa fácil, o melhor caminho é procurar o auxílio de um profissional da área da psicologia para que haja o estímulo e desenvolvimento das capacidades.

 “O aprendizado de novas habilidades interpessoais pode promover interações sociais pessoais e profissionais mais satisfatórias, propiciando uma melhor qualidade de vida”.


Comente este artigo.

Nenhum comentário: