I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Dia Mundial do Coração: um dia para lembrar de cuidar do coração sempre



O Dia Mundial do Coração é comemorado dia 29 de setembro para alertar a sociedade dos cuidados necessários que devemos ter todos os dias com esse importante órgão. As doenças cardiovasculares ocupam hoje lugar de destaque na vida de pessoas do mundo todo, já que essas patologias são as que mais causam mortes. No Brasil, anualmente, ocorrem mais de 300 mil mortes divididas entre os diversos problemas de coração. Mais de 17 milhões de brasileiros exibem doenças cardiovasculares, sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino.

 Entre as mais frequentes: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio. Na faixa etária de 20 a 40 anos, onde a incidência de infarto era relativamente baixa, novos estudos no Hospital do Coração (HCor) demonstram um aumento considerável de 6% para 12%, devido a novos hábitos de vida da população. Doenças como hipertensão arterial e insuficiência coronariana (angina) são silenciosas e, se não diagnosticadas e tratadas corretamente, impossibilitam evitar as graves consequências de um derrame ou infarto.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 80% das pessoas que sofrem derrame são portadoras de hipertensão arterial, e 40% a 60% dos pacientes infartados têm a hipertensão arterial associada à patologia. O controle da pressão arterial reduz em 42% e 15%, respectivamente, o risco de derrames e infartos.

O histórico familiar somado a fatores como estresse, obesidade, uso de cigarros, excesso de bebidas alcoólicas,  alimentação rica em gorduras, carboidratos, excesso de sal, açúcar e falta de exercício físico colaboram muito para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Fumantes chegam a ter cerca de cinco vezes mais chance de ter infarto em relação ao não fumante.

O estilo de vida sem estresse, com a prática de exercícios, dieta balanceada, sem uso de cigarros e com consumo moderado de bebida alcoólica determina com certeza uma saúde equilibrada. A realização de simples exames laboratoriais de rotina, bem como a utilização de alta tecnologia disponível para diagnósticos cardiovasculares, favorecem a prevenção precisa e evitam consequências desastrosas.

 Visite seu cardiologista a cada cinco anos até seus 40 anos de idade, seguido de visitas anuais após este período.
Esse hábito favorecerá, e muito, para uma vida saudável. Entretanto, para isso, o controle das doenças cardiovasculares e suas complicações envolvem uma série de importantes fatores. A conscientização do paciente, a facilidade de acesso aos médicos e planos governamentais de prevenção de doenças, unidos às entidades da classe médica, são importantes projetos que aproximarão a população a conquistar uma importante redução dos eventos cardiovasculares.
Cuide bem do seu coração e comemore, por muitos anos, o dia 29 de setembro.


Comente este artigo.

Nenhum comentário: