I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Nota a favor do Brasil



Estamos em plena Semana de nossa Pátria brasileira. Tanto o Dia como a Semana são celebrados para que o amor à pátria seja alimentado. Quem ama a pátria sonha que a sociedade que a forma seja a mais digna possível. Quantos sonhos de dignidade podem ser destruídos se não tivermos amor à pátria?

Para que esses sonhos de dignidade não sejam destruídos, os bispos católicos do Brasil, através da presidência da sua Conferência Nacional, emitiram uma "Nota a favor do Brasil", no dia 27 de agosto. Vale a pena aqui comentá-la. O que os bispos católicos do Brasil não deixam de sonhar?

A Nota começa alertando para o momento presente em que estamos vivendo: "A população brasileira acompanha, apreensiva, a grave crise que atinge o país, procurando conhecer suas origens, resistir às suas consequências e, sobretudo, vislumbrar as soluções. A realidade é dura e traz de volta situações que, por algum tempo, haviam diminuído significativamente como o desemprego, a inflação e a pobreza".

Segue a Nota apontando algumas causas da situação atual: "Pagamos um alto preço pela falta de vontade política de fazer as reformas urgentes e necessárias, capazes de colocar o Brasil na rota do desenvolvimento com justiça social, quais sejam as reformas política, tributária, agrária, urbana, previdenciária e do Judiciário. 

O gasto com a dívida pública, o ajuste fiscal e outras medidas para retomada do crescimento colocam a saúde pública na UTI, comprometem a qualidade da educação, inviabilizam a segurança pública e inibem importantes conquistas sociais".

Não podia faltar um alerta à corrupção, a qual é nominada pelos bispos com uma metástase: "A corrupção, metástase que atinge de morte não só os poderes constituídos, mas também o mundo empresarial e o tecido social, desafia a política a seguir o caminho da ética e do bem comum.

Combatê-la de forma intransigente supõe assegurar uma justa investigação de todas as denúncias que vêm à tona com a consequente punição de corruptos e corruptores. A corrupção, gerada pela falta de ética e incentivada pela impunidade, não pode ser tolerada".

Lembrando palavras fortes do papa Francisco, a Nota fala de uma cultura inclusiva e democrática a ser fortalecida: "É urgente resgatar a credibilidade da atividade política em que seja fortalecida a cultura inclusiva e democrática, pois um 'método que não dá liberdade às pessoas para assumir responsavelmente sua tarefa de construção da sociedade é uma chantagem', e 'nenhum político pode cumprir o seu papel, seu trabalho, se se encontra chantageado por atitudes de corrupção'". 

A chantagem é sempre corrupção. Lamentavelmente, o cenário político brasileiro não está isento desta condenável prática.

Conforme a Nota, os interesses públicos e coletivos são soberanos sobre os individuais, corporativos e partidários: "É inaceitável que os interesses públicos e coletivos se submetam aos interesses individuais, corporativos e partidários. As disputas políticas exacerbadas podem comprometer a ordem democrática e a estabilidade das instituições. Garantir o estado de direito democrático é imperativo ético e político dos brasileiros.

 O bem do Brasil exige uma radical mudança da prática política".

E a Nota conclui reafirmando o necessário e permanente diálogo: "Reafirmamos o diálogo para preservar e promover a democracia. Nesse diálogo, devem tomar parte os poderes constituídos e a sociedade civil organizada. Com o papa Francisco, lembramos que 'o futuro da humanidade não está unicamente nas mãos dos grandes dirigentes, das grandes potências e das elites.

Está fundamentalmente nas mãos dos povos; na sua capacidade de se organizarem e também nas suas mãos que regem, com humildade e convicção, este processo de mudança'".



Comente este artigo.

Nenhum comentário: