I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Reação necessária e urgente



O povo brasileiro vem sendo massacrado por sucessivos governos e pelos bancos. Juros e impostos demais. Saúde, segurança e educação de menos. A despeito disso, ainda quer continuar sofrendo. Esperem as próximas eleições para ver.

 Cansei de abordar esse tema. E tenho visto pessoas esclarecidas dizendo que preferem assim. O Brasil está sendo roubado, saqueado, ultrajado. Os movimentos sociais que vão às ruas não têm representatividade. Muitos querem apenas aparecer, ter minutos de fama. Mas eu estou dizendo a todos os que realmente querem uma mudança, que podemos fazer a reunião para tratar de temas e estratégias. Sem armas, nem violência. Apenas com a fé.

Queria lembrar os leitores que o nosso maior desafio é vencermos a nós mesmos. Acreditamos em tudo. Em Rede Globo, em fofocas e nas mais variadas fantasias. Quem conhece bem a sim mesmo?

As reformas propostas pelo Governo do Estado não mexe na estrutura. Apenas retira mais direito dos servidores públicos, a categoria que sempre paga o pato. O Governo Brito criou o Fundo de Aposentadoria. A previdência custava nove por cento aos servidores. Subiu para onze por cento. Depois veio a criação do IPE Saúde. Pagamos mais três ponto um por cento. Estamos em 14,1%. E querem aumentar ainda mais. As propostas são indecorosas e vem de pessoas que desconhecem a gestão pública. Por exemplo: acabar com a licença-prêmio não trará um centavo para os cofres estaduais.

Outra piada: limitar no teto do INSS a aposentadoria dos novos servidores estaduais. Significa que qualquer repercussão no orçamento se dará daqui a 35 anos, quando os novos servidores chegarem à aposentadoria. O aumento de ICMS numa economia em recessão é um tiro no pé.

Os economistas sabem disso, mas acho que o Governador não tem economista na equipe. Lei de Responsabilidade Fiscal já existe e é vigente em todo o País. Qualquer lei estadual que afronte a lei federal poderá ser declarada inconstitucional.

O GOVERNO FEDERAL NÃO É PATRÃO DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ao contrário: deve servir os Estados e Municípios. Afinal, quem arrecada para a União são os entes federados. A solução para isso tudo passa por profundas reformas, com a alteração do pacto federativo.

 Quem sabe podíamos copiar o modelo americano, já que os imitamos em tantas coisas? A corrupção acontece por várias razões. Uma delas, sem dúvida, é o excesso de dinheiro em poder do governo federal. Isso facilitou a rapinagem que ocorreu nos últimos anos. E agora querem que a sociedade devolva o dinheiro que eles surrupiaram.

Senhores servidores do Estado do Rio Grande do Sul: a mobilização deve ser maior, inclusive com pressão em Brasília. A greve é um instrumento legítimo de protesto e de busca por melhores dias, mas também deve ser instrumento de mobilização nas ruas. Senhores servidores do Estado do Rio Grande do Sul: ASSOCIEM O MOVIMENTO COM SERVIDORES DE OUTROS E ESTADOS E INVADAM BRASÍLIA. ESSE ESFORÇO PODERÁ TER MELHORES RESULTADOS DO QUE OS OBTIDOS PELO NOSSO GESTOR PÚBLICO!



Comente este artigo.

Nenhum comentário: