I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado

Planeta Terra, uma casa em reformas

Espiritualidade e a noção do tempo

Como todos espiritualistas sabem, Emmanuel – que foi o espírito mentor de Chico Xavier – atualmente está reencarnado, na condição de adolescente, em uma cidade no interior do estado de São Paulo. Entretanto, cerca de 30 antes de reencarnar, por volta de 1972, ele deixou-nos um interessante relato sobre a situação do planeta Terra, que já naquele tempo se apresentava como hoje, com a mesma desordem de uma casa em reformas. Vale a pena relembrar:
Calamidades , flagelos, conflitos, lutas, provas!… Os quadros do mundo moderno, porém, não expressam um retorno ao primitivismo ou exaltação da animalidade. Achamo-nos em plena via de burilamento e progresso. A Terra assemelha-se hoje a casa em reformas. Tudo ou quase tudo aparentemente desajustado para a justa rearmonização. Na altura atual dos conhecimentos humanos não será recomendável uma revisão de valores por parte homem, considerando-se o homem na sua condição de espírito imperecível?
Conceitos enunciados pela civilização cristã, em vinte séculos, são agora testados, acordando as criaturas para a responsabilidade de viver nos padrões da imortalidade que nos é própria. Desnível espiritual na família, criando perturbações, compelem aqueles que a integram para a conscientização da regra de ouro. Abre-se mais amplamente a escola da experiência, a fim de que aprendamos a respeitar os entes queridos, tanto quanto anelamos ser respeitados. Desentendimentos aqui e além requisitam a presença de construtores da segurança geral.
Matriculemo-nos na concorrência ao título de pacificadores. Incompreensões se alongam em todos os caminhos, com acusações recíprocas entre grupos e pessoas.  Salienta-se o ensejo de mecanizarmos o perdão, imunizando-nos contra revide ou ressentimento. A felicidade e a paz nos processos de vivência comum reclamam a abnegação de quantos se declaram a favor do mundo melhor.
Surpreendemos nisso expressivo concurso de valores pessoais, lançado aos cultivadores do bem, na base da legenda evangélica: “Quem deseja ser o maior que se faça o servidor de todos”. Ergamo-nos para a vida sustentando a luz da esperança. Evidentemente não temos a moradia planetária sob sentença de extermínio. Continuamos todos resguardados pelo equilíbrio das leis universais. O que existe presentemente na Terra é o chamamento cada vez mais vivo ao testemunho individual de compreensão e aperfeiçoamento, com multiplicadas oportunidades de trabalho em louvor de nossa própria renovação. (Do livro Chico Xavier pede Licença, cap. 27, obra de autoria de Francisco Cândido Xavier, J. Herculano Pires e Espíritos diversos.)
Ressaltemos, porém, que do ponto de vista espiritual, a noção de tempo é bem diferente da nossa. Como diz a Bíblia, “no tempo do Senhor um dia tem mil anos e mil anos tem um dia”. A grave crise que nos acomete deve ser encarada como um chamamento vivo ao testemunho individual de compreensão e aprimoramento, com vistas à nossa própria renovação, visto que na vida tudo passa, tudo é transitório, tudo tem um objetivo. E nós sabemos exatamente qual ele é: aprendizagem, resgate de erros cometidos nesta ou em outras vidas, perdão incondicional, evolução constante e sobretudo muito amor crístico.
Comente este artigo.

Nenhum comentário: