I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

As vovós de ontem e as vovós de hoje


"Ô vó, quantos anos tu tinha quando a tua vó virou estrelinha? - Ah, eu tinha sete anos.
Pô... então tu deve ter muita saudade da tua vó!"
Como não me emocionar com essas palavras de um pequeno com apenas quatro aninhos? Que com essa pergunta começa a dar-se conta de que perdemos as pessoas que amamos e com a afirmação também se dá conta que sentimos saudades quando elas não estão mais conosco. E que nesse ciclo da vida tudo acontece com todos.
As vovós de ontem deixaram saudades nos corações de seus netos que lembram de suas casas acolhedoras, de suas comidas preferidas feitas com cuidado e dedicação, de suas costuras, tricôs e da hora da sesta quando devia ter silêncio. Os encontros com os primos e a bagunça que se podia fazer.
 As vovós mais austeras, vestidas com saias longas e escuras, cabelos brancos presos na altura da nuca, óculos de aros dourados bem fininho. Vovós que iam todos os domingos à missa e rezavam o terço sagrado. Contavam para os netos as histórias de suas vidas e os deixavam encantados.
Depois vieram as vovós um pouco mais modernas, brincalhonas e divertidas, ainda donas de casa, mas com tempo para sair com as crianças, para inventar passeios e para reunir a criançada.
Vovós que liam histórias para seus netos e os esperavam para dormir em suas casas pois isso era um desejo muito grande dos netos: férias na casa dos avós!
Hoje as vovós não têm mais os cabelos brancos, trocaram por diversas tonalidades de cor. Andam com os cabelos esvoaçantes, as saias longas são coloridas, podem andar de calças compridas e justas nas pernas, saias mais curtas e vestem qualquer roupa. Mesmo com a idade das vovós de ontem, parecem que tem muito menos idade. Ainda trabalham em suas profissões e são muito ativas em atividades para si.
Mas quando nascem os netos começam a pensar em ter mais tempo para se divertir com eles, pois se apaixonam pelas crianças que chegam em suas vidas.
Pode ter mudado muitas coisas, mas a paixão das avós por seus netos continua igual: esperá-los com a comida e os doces que gostam, levá-los para sair nos lugares preferidos e brincar muito. As vovós contam histórias, leem livros e correm para ficar com os netos.
Às vezes até exageram querendo ficar com eles mais tempo do que os próprios pais ficam ou disputando o lugar que não lhes cabe. Entusiasmo demais!
Os netos adoram ter avós! Gostam de perguntar coisas, conversar e convidá-los para brincar. Como resistir quando aquela pequena mãezinha pega na nossa mão e puxa dizendo: vamos vó brincar comigo! Senta no chão que vou pegar uma almofada para tu sentar! Vou te ensinar a jogar esse jogo...
Pois bem, os tempos mudaram tanto que eles, nossos netos, ensinam muitas coisas, principalmente os jogos nos tablets, nos celulares e computadores.
Mas vovós de ontem e vovós de hoje carregam o grande desejo de marcar seus netos com histórias e vivências que fiquem para sempre para que o amor seja eterno.
Então nesta semana convido as vovós e os netos para um encontro na feira do livro, onde as histórias nos remetem às mais encantadoras fantasias e proporcionam a mais intensa união com nossos pequenos netos que nos fazem sonhar como crianças.

Comente este artigo.

Nenhum comentário: