I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Reflexos positivos e negativos da tecnologia



É extremamente importante que devemos dar a devida importância a inúmeros avanços da tecnologia, e que ela, por si mesma, tem trazido pontos positivos a nossas vidas, por ser, ao mesmo tempo veloz, criativa e confiável.

Professores, empresários e os próprios pais têm observado nas pessoas a eficiência e o dinamismo desenvolvidos em diversas áreas, na maneira de trabalhar facilitada e desprendida, facilitando, sobremaneira, áreas de desafio e conquista como em relação à comunicação, segurança, cultura, educação e saúde, bem como outras que poderiam ser citadas.

Temos até a sensação que, nos momentos atuais, não saberíamos viver sem os meios de comunicação e cultura que usamos atualmente, bem como muitos outros não citados aqui, por serem inúmeros, cada um dentro de suas particularidades.

No entanto, se pararmos para raciocinar melhor, observamos que, gradativamente, as pessoas vão deixando de se relacionar de forma pessoal, esquecendo o lado humano. “Então, as comunicações são efetivadas pela internet” (mais de 20 variedades na rede social) ainda que em curtas ou longas distâncias. Fatos como estes têm ocorrido com nossos filhos, brincando e se comunicando, muitas vezes, um confronte o outro, ou até mesmo entre vizinhos.

Então observamos a falta do “toque”, do “abraço” ao se encontrarem, e de um simples “Bom dia” que já não se tornam tão importantes, diante deste desenfreado desenvolvimento.

Mas, afinal, quem tem tempo para pensar em tamanha bobagem? Fica perceptível que nossa presença física e carinhosa já é substituída por indiferentes aparelhos.

Precisamos perceber que não é tão simples como se pensa, nos fazendo cair em uma realidade, onde tanta tecnologia assim leva-nos ao desemprego, ao sedentarismo, além do medo e a sensação de que devemos sempre estar conectados com o mundo e as informações.

Entretanto, é importante que se saliente que a tecnologia, a evolução da humanidade e, consequentemente, da comunicação facilitam, principalmente, a evolução da educação. Como conclusão, o fato é que temos que apreender a conviver com essa “evolução”, pois, de qualquer maneira, é muito eficaz.

Fica em nós a certeza que ao trabalharmos estes pontos “negativos” ou “positivos”, certamente, nos fará descobrir quem somos neste imenso universo. Sabemos que esta Tecnologia Transformadora é originária desde gerações passadas e, realmente, tem mudado muitas coisas neste mundo.


Comente este artigo.

Nenhum comentário: