I made this widget at MyFlashFetish.com.

domingo

Sangue em Paris!


Sempre imaginei Paris como as pinturas de Manet, Renoir ou Monet - surpreendente, colorida,"pleine de vie". Quando a visitei, constatei que era ainda mais bela. Nada podia ser mais encantador: aquela cidade magnífica, seus monumentos históricos, a Tour Eiffel, o Arco do Triunfo, a Notre Dame, a Madeleine, a Place des Vosges, as pontes do Sena, o Louvre, os cafés com os toldos coloridos e as mesas nas calçadas, as pessoas vivendo e se divertindo num ambiente civilizado e num cenário lindo - um quadro impressionista real do melhor da vida humana.
Na sexta-feira 13, o encantamento foi rompido. Explosões e tiroteios, em ataques simultâneos, ensanguentaram a Cidade Luz. As ações tresloucadas atingiram vários pontos da cidade, incluindo restaurantes e uma badalada casa de espetáculos, Le Bataclan, invadida pela polícia para libertar uma centena de reféns.
Sem dúvida, foi o mais mortal, covarde e bárbaro atentado terrorista da história da França. Mas não foi o mais inopinado e incompreensível nem o mais imprevisível. Desde 7 de janeiro último, quando dois atiradores chacinaram uma dúzia de jovens jornalistas na redação do jornal satírico Charlie Hebdo e um terceiro fuzilou clientes no mercado Hypercacher, outros quatro atentados já haviam acontecido na terra de Montaigne, dos iluministas e da "joie de vivre".
 Com as tragédias de Charlie Hebdo e da sexta-feira passada, o número de atentados na cidade totaliza sete nos últimos dez meses - uma cifra impressiva recorde de 0.7 atentado por mês. Um absurdo! Francamente chocante!
Cada um no seu lugar. Os terroristas, recompensados pelo eco internacional. As pessoas, com horror e medo. Muito medo. Quem estava perto, morto ou severamente machucado. Uma certeza: haverá mais violência, simplesmente porque muita gente acha que somente ela resolve. Mon Dieu!
Não importa a ideologia que defendam nem a crença que professem, terroristas são a parcela mais repulsiva da raça humana. Matar inocentes é um ato ignóbil e covarde. O mundo tende a ficar mais doente.
A ferocidade da ação apavora a França e desperta temor em todo o mundo civilizado. E é exatamente isso o que os terroristas mais almejam: o domínio pelo terror. Tanto que escolheram a dedo uma das maiores vitrines da planeta terráqueo, a bela Paris, para exibir a sua insensatez.
Pior: sua insanidade. Diante dos fatos, caro leitor, é essencial que os governantes e as autoridades dos países livres desenvolvam planos de prevenção e de caça ao terror, esteja ele onde estiver.
Penso que não é necessário despachar na suntuosidade, hoje sombria, do Palais d´Elysée para supor que semelhante panorama exija uma resposta global. Malhereussement, isso está muito além da competência política do presidente François Hollande.
A providência imediata foi o fechamento das fronteiras. Tudo bem. Mesmo assim, nas circunstâncias atuais, acho difícil.
 Não esqueçamos - caramba! - de um detalhe: os irmãos Kouache nasceram no décimo arrondissement de Paris, não longe das oficinas do jornal Charlie Hebdo - e na mesma região das cenas de pavor da sexta-feira última.
Um dia, estou certo, as nuvens da intolerância dissipar-se-ão. E Paris novamente voltará a sorrir!

Comente este artigo.

Nenhum comentário: