I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira

Critérios básicos a serem adotados por quem deseja estudar, aprender e não decorar

Metodologia para o aprendizado
Vida de estudante realmente não é fácil. São muitas matérias a serem estudadas, fórmulas a serem aplicadas, textos para serem interpretados,cálculos a serem desvendados.
Infelizmente alguns fazem da internet sua grande e única aliada, inclusive “caindo” nos erros encontrados na maioria das vezes nesse ambiente virtual.
Inegável que nos sites encontramos muito conteúdo e postagens de excelente qualidade, mas existem inevitavelmente alguns errinhos por lá também.
Muitos discentes tem o hábito de realizarem o famoso “decoreba” acreditando porém, ilusoriamente que estão aprendendo a disciplina, seja no âmbito do ensino fundamental, do nível médio e até mesmo na graduação. Ledo engano! Decorar é  saber falar sobre o assunto por no máximo uma semana e posteriormente encontrar-se em situação de obscuridade diante ao tema.
Existem alguns critérios ou dicas que podem auxiliar o aluno a memorizar sem que esse fato seja visto como um verdadeiro drama, posso mencionar alguns dentre os quais considero como um dos mais importantes: o ato de escrever.
Outros tais quais o costume de estudar todos os dias e a regrinha dos pais em mencionarem que primeiro as tarefas e depois as brincadeiras, são extremamente importantes e fundamentais para quem deseja aprender, ter compreensão e jamais esquecer.
Ministro aulas na graduação no curso de Direito e tenho como lema a explicação da matéria e a prática da escrita para que haja um perfeito casamento entre a matéria lecionada e o entendimento discente.
Acredito que muitos alunos optem por tirarem fotos do quadro, por cópias do caderno dos colegas,mas sempre chamo a atenção de todos para a escrita como incomparável aliada na memorização do que ministrei em sala de aula. O docente deve conscientizar o aluno que quando se lê com frequencia, consequentemente a escrita fica muito melhor no que concerne ao seu conteúdo.
Especificamente falando sobre o curso de Direito, não decoramos leis como muitos creem, lemos, escrevemos e sempre discorremos acerca de sua tipificação. Trabalho com meus discentes questões em sala de aula e solicito aos mesmos que respondam como se fossem advogados, explicando o que foi pedido e citando o artigo.
Os trabalhos são manuscritos e resolvemos juntos as situações propostas. Interessante a orientação acerca de doutrinas e jurisprudências também, impossível, eu diria, seria entender leis sem a leitura das mesmas.
O hábito da leitura é incomparável no que tange ao “decoreba”, sendo que esse último apenas oferece auxílio momentâneo ao estudante, como dito outrora nesse artigo.
Organizar a rotina de estudos, ter horários específicos e cotidianos, observar as matérias, fazendo com as mesmas um rodízio, resolver questões de concurso, provas da OAB, levar as dúvidas para o professor, tirá-las também durante as aulas compõem o segredo de uma vida embasada pelo sucesso certo, atual e futuro!
Comente este artigo.

Nenhum comentário: