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quarta-feira

Enquanto uns choram, outros vendem lenços



O bordão que dá título ao artigo de hoje é um clássico do mundo dos negócios. Mesmo sendo um clássico, nos dias atuais pode-se dizer que mais pertinente seria impossível.
 Vamos entender a causa: do trabalhador da limpeza urbana ao presidente da corporação mais rentável do país, todos sabem que a economia brasileira está em crise. Os indicadores da performance econômica do país não nos deixam esquecer deste fato.
Embora a crise não atinja a vida de todos diretamente, apenas a expectativa de o país estar em crise faz com que muitos consumidores e empresários operem com o "freio de mão puxado", o que culmina na recessão que temos observado. 
Porém, antes de entrarmos em colapso juntamente com os resultados financeiros do país, precisamos entender de uma vez por todas o seguinte: o que chamamos de crise não é nada mais do que uma mudança de lógica vigente.
Isso pode ser negativo, mas pode também ser positivo.
Com o aumento da cotação do dólar, os destinos turísticos nacionais ficam mais valorizados, estimulando economias locais; com a falta de vagas no mercado de trabalho, as pessoas procuram mais capacitação, favorecendo os negócios voltados à área da educação; produtos queridinhos das donas de casa, de marcas consagradas, dão espaço a soluções de custo mais acessível; os veículos zero quilômetro comprados em concessionárias, quando as linhas de crédito se tornam mais restritas, dão lugar ao aumento da busca por usados, e assim por diante.
A mudança de hábitos é a arma do consumidor frente à crise. Nem sempre há cessão do consumo, mas sim uma migração para outros produtos e serviços, uma readequação de prioridades.
E essa pode ser a oportunidade de ouro para pequenos negócios, bem como para novas soluções. Pode ser a ocasião ideal também para reinventar seu modelo de negócio. Seu empreendimento consegue acompanhar de perto as necessidades do cliente?
Quantos novos produtos ou serviços sua empresa lançou no ano passado, considerando o novo padrão de consumo fruto do cenário nacional?
Quantas parcerias você buscou com fornecedores, a fim de viabilizar o crescimento do seu negócio neste período?
Você soube aproveitar táticas como liquidações, descontos e promoções para aumentar suas vendas?
Você buscou profissionalizar sua gestão, seus controles e procedimentos?
Esses são sucintos questionamentos, cujas respostas podem revelar sua habilidade [ou falta dela] para aproveitar as oportunidades que podem surgir nesse momento. O que liquida muitas empresas não é a crise propriamente, mas a falta de preparo do proprietário e gestor para lidar com os momentos de retração ou que as coisas não vão tão bem como deveriam.
Não corra o risco de interpretar uma oportunidade como uma ameaça. Não se desencoraje com o sentimento de crise. Não boicote os seus planos por acreditar que a crise é sinônimo de prejuízo coletivo. Não use a crise como justificativa para inibir seu espírito empreendedor. Enquanto, nesse exato momento, alguns choram por conta da crise, outros atingem patamares cada vez maiores vendendo lenços.
 Esta metáfora é verdadeira no seu mais amplo sentido.
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