I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira

Os áureos tempos de estudo

A educação abre portas

Folheando as memórias da vida, mas precisamente na década de 1990, nos idos de 1995, tempo de muita saudade, ano que se inicia a transmissão da TV Cultura nos estados brasileiros que, trazia algo diferente das outras emissoras privilegiava e enfoca até hoje o conhecimento, a educação não tendo como objetivo o lucro, a audiência, mas a cultura como forma de expressão tão importantes para um povo.
Dentre os programas que tenho grande saudade é um programa educativo que preparava os estudantes para o vestibular em uma plataforma de ensino com professores qualificados que ensinava para os alunos que terminavam o antigo segundo grau para conseguir passar no vestibular.
Este programa tinha o nome sugestivo Vestibulando com uma inovação para época onde os professores ministravam as aulas em um computador com resumos das matérias e explicavam todo conteúdo que às vezes fazia a gente pensar que eram conhecidos, pois tinham uma grande empatia com o publico estudantil que os assistia todos os dias.
Todos as matérias eram dialogadas com os estudantes de uma forma que tínhamos um amplo conhecimento, se ensinava todas as matérias que eram: Português, Geografia, História, Redação, Química, Biologia, Literatura e Inglês e consistia de forma lúdica que entendíamos tudo que era explicado pois era de uma método simples e abrangente.
Que alegria todas as manhas levantar cedo e assistir ao Vestibulando que se iniciava às oito horas e terminava às nove horas da manha era muito bom saber que estava preparando para um futuro que mais tarde iria chegar com grandes objetivos alcançados.
A educação deve ser algo primordial, ser sempre trabalhado e este programa ensinava isso, abordando todos os conteúdos de forma objetiva que não cansava o telespectador entendo que este meio tão fácil de educar deveria fazer parte das nossas emissoras de televisão que poderiam fazer que as pessoas tivessem acesso a cultura e educação tão essenciais para uma sociedade que quer mudar seus rumos buscando uma vida justa que façam que sejam articuladores de novos tempos de mudanças.
Naquela época esse método de ensino foi inovador, pois possibilitava que pudesse aprender sobre vários assuntos que não tinham conhecimento, principalmente redação onde o professor Ary sempre dizia que para escrever uma redação deve-se ter o habito de escrever, pois somente assim se aprimora na forma da escrita, escrevendo e corrigindo para uma pratica cotidiana.
O programa Vestibulando deveria voltar, pois creio que há uma grande multidão que necessita sempre mais como foi o meu caso, porque há alunos que não tem a oportunidade de pagar um cursinho bom, entendo que hoje com o advento do Enem seria fundamental um novo Vestibulando reformulado que ajude este aluno a tirar a ansiedade e possibilitar seu ingresso em um curso superior que almeja.
Passar no vestibular sempre foi um sonho que acalentei por vários anos e com a ajuda dos professores do Vestibulando, aprendi muito que consegui entrar em uma universidade e concluir o curso universitário, meta tão importante na minha vida.
De forma alguma não vou desmerecer os professores que ajudaram na minha vida estudantil, desde o período inicial, primeiro grau, segundo grau, pois são professores abnegados que recebem baixos salários, mas que são uns verdadeiros heróis.
Estes professores foram importantes para que obtivesse êxito no estudo, mas não posso negar também a grande colaboração do programa Vestibulando que foi uma alavanca de grande relevância em minha vida transformando minha maneira de ver o mundo, a sociedade e entender as várias formas de compreender a vida.
Por fim gostaria de frisar que a educação abre as portas para o mundo do conhecimento, da liberdade criadora que possibilita inventar estórias fictícias e histórias verdadeiras, crônicas que transformam a vida. Em suma, Vestibulando, um programa que deve ser repensado novamente para que a semente do conhecimento brote a cada dia da vida presente para um novo esboço de uma conjuntura elevada.
São os Áureos Tempos de Estudo que trazem a certeza que o tempo bom passa e fica na memória e o estudo é a grande nobreza sempre respeitando a cultura de cada um para se ter o ensinamento do bom principio comum.
Comente este artigo.

Nenhum comentário: