I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira

Os primeiros dias da criança na escola


Fevereiro já está quase chegando e, com ele, o início do ano letivo escolar. Alguns pais, por diversos motivos, precisam colocar os filhos em creches logo nos primeiros meses de idade. Outros optam por deixá-los com familiares ou babás. Certo é que, mais cedo ou mais tarde, chega o dia em que ingressam na escola. Quanto mais nova a criança, mais fácil e rápida será sua adaptação, pois os bebês menores não têm perfeita noção daquilo que os rodeia e conseguem se acostumar com mais facilidade a outras pessoas que não são de seu convívio. Ao contrário dos pais que, ao separarem-se dos filhos ainda bebês, passam por um processo doloroso de adaptação.
Deixar, pela primeira vez, um filho aos cuidados de pessoas desconhecidas é uma experiência difícil. E sabemos que, quanto menor a criança, maior a angústia dos pais. Apesar do sofrimento, é possível enfrentar este período tão complicado. Veja algumas dicas:
- Antes de matriculá-lo, conheça mais de uma escola para poder decidir por aquela que passou maior segurança.
-_ Em caso de adaptação com bebês, deixe o pequeno sentado para que ele enxergue os demais à sua volta. Deitado, ele só verá o teto, o que torna mais demorada a adaptação ao novo ambiente e aos novos estímulos. Com as crianças acima de um ano, passeie pela escola e mostre que aquele ambiente é seguro e divertido.
- Durante a adaptação, as crianças apresentam comportamentos diferentes. Há crianças que choram e outras que não. Não podemos esquecer que crianças pequenas possuem pouca ou nenhuma fala. Assim, o choro pode ser um protesto, uma forma de manifestar desejo de continuar no colo da mãe, mas não significa necessariamente que ela não irá se divertir na escola.
Comente este artigo

Nenhum comentário: