I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira

Talvez, agora, o povo gaúcho entenda as mobilizações



O aumento nos preços dos produtos, no Rio Grande do Sul, tem causado um alto impacto no “bolso” da população gaúcha, bem como daqueles que estão visitando a nossa terra. Esse aumento é fruto da proposta econômica e política que foi implementada em 2015, no nosso Estado, pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).
Estamos em um momento muito oportuno para lembrar das mobilizações realizadas a partir de meados de 2015, quando os funcionários públicos estaduais (da área da saúde, professores, policiais, entre outros) foram às ruas realizar paralisações e greves contra os projetos de lei que tramitavam na Assembleia Legislativa estadual.
 Foram inúmeros projetos propostos, os quais atacavam diretamente os direitos dos servidores, encaminhando-se, inclusive, para a precarização dos serviços públicos, conforme foram nos mantendo informados os diversos sindicatos que participavam dos protestos.
Enquanto as mobilizações ocorriam, durante o período, algumas pessoas criticavam a falta de policiamento nas ruas, a paralisação total e o turno reduzido aplicado por algumas escolas, entre outros movimentos, de modo que tinha-se uma aparência de que a luta dos servidores estaduais não era para a sociedade no todo, mas somente para atender aos seus anseios.
Tanto é que muitas pessoas acreditavam que a paralisação dos servidores tomava por base apenas o parcelamento dos salários, quando, na verdade, isto foi só “uma” das “inúmeras críticas” que os servidores faziam às propostas do governo.
É importante salientar que o governador Sartori não age sozinho. Ele faz sua prática política representando as propostas de um partido: e este partido “não é o Rio Grande”, mas sim, “é o PMDB”. Além deste, não podemos esquecer que o PMDB não teria seus projetos aprovados, se não fosse a sua base aliada na Assembleia Legislativa.
São os deputados estaduais que aprovam, ou não, os projetos que são propostos. Neste sentido, graças ao voto dos deputados dos partidos que mencionarei a seguir, o PMDB está conseguindo implementar a sua política, a qual está gerando, inicialmente, esta situação que estamos vivenciando atualmente no Rio Grande do Sul: PMDB, PP, PDT, PSDB, PSB, PPS, PV e PR (conferir site do Cpers). Além deste aumento dos impostos, para 2016, já tem o anúncio do pagamento parcelado do 13º salário, que iniciará somente em junho deste ano.
Enfim, espero que para as próximas mobilizações, que, possivelmente, ocorrerão ao longo do ano de 2016, o povo gaúcho possa se informar melhor e perceber o motivo da luta dos servidores estaduais, a fim de que, nos próximos três anos de gestão do atual governo, não tenhamos novas surpresas desagradáveis e consigamos lutar por um serviço público gratuito e de qualidade para o estado do Rio Grande do Sul. Todos estarão convidados para encarar esta luta!
Comente este artigo.


Nenhum comentário: