I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira

Profissão optometrista,lamentável mudançal!


Esta especialidade médica, que serve o nosso País, não pode ser aviltada

Há anos que estão tentando formar uma categoria de profissionais que só receitem óculos. São optometristas.
Qual a vantagem e quais as desvantagens ?
Vantagem nenhuma. Desvantagens múltiplas.
Vejamos. Optometrista faz um curso de apenas 4 (quatro anos) – o médico oftalmologista que é, também, optometrista, faz um curso médico de 6 (seis) anos e mais 3 (três) de especialização para ter o direito de receitar óculos e cuidar de toda patologia ocular.
Nos países onde tal categoria existe, como nos Estados Unidos, só geram problemas. Numa das viagens que fiz a esse país, um professor da Retina Foundation perguntou-me se nós no Brasil tínhamos esses profissionais. Respondi que não. Apenas comentou: “estão de parabéns. Aqui só nos causam problemas”.
Outra grande diferença. Hoje somos no Brasil mais ou menos 30 (trinta) mil oftalmo-optometristas com uma população menor que a dos EUA. Lá são mais ou menos 16 (dezesseis) mil oftalmologistas para uma população bem maior.
O médico oftalmo-optometrista tem a obrigação de examinar o olho como um todo, ou seja, mede a pressão intraocular, se esta estiver acima do normal tem que tratar, já que é uma doença denominada glaucoma, que é uma das maiores causas de cegueira no mundo. Se o paciente é diabético, tem que ser feito um exame acurado de fundo de olho. E assim por diante. São muitas as circunstâncias a serem analisadas, que só o médico oftalmo-optometrista pode e deve executar.
Obrigação esta que o optometrista não tem e nem pode realizar.
Outra pergunta interessante:
Será que os óculos só ajudam a melhorar a visão?
Não. Primeiro, servem para o olho normal e sem patologia para melhorar a acuidade visual. É a função principal.
Segundo: são, com certeza, a melhor medicação para cefaleias, tonteiras, olhos que coçam, olhos que ardem, olhos vermelhos etc… Por quê? Porque a visão não é no olho, mas sim nas áreas 17, 18 e 19 de Brodmann no nosso cérebro. Este não recebendo a imagem perfeita dos dois olhos, gera um distúrbio neurovegetativo com todos os sintomas e sinais acima mencionados, que só os óculos bem receitados são suficientes para eliminá-los.
Está mais do que provado que os defeitos oculares pequenos só causam distúrbio neurovegetativo e as ametropias grandes causam baixa de visão.
Portanto, é preciso que a SBO, o CBO e nossos políticos não deixem que esta especialidade médica, que tão bem serve o nosso País, seja aviltada. Neste aspecto a população brasileira é privilegiada.
Não esquecer que óculos só servem para olhos bons e só o oftalmo-optometrista tem condições reais de receitá-los corretamente.
Será extremamente lamentável se tal procedimento oftalmológico for aprovado.
É um risco que não vale a pena.
Comente este artigo.

Nenhum comentário: