Empresas
devem ser geridas por líderes que enxergam a realidade e fazem os ajustes
necessários, e não por aqueles que, preocupados somente com o próprio bônus,
não hesitam em fraudar números para consegui-lo
Eu
conversava com um amigo da área de tecnologia da informação, que me dizia não
compreender como uma grande fabricante de computadores estava com um enorme
prejuízo deixado por um executivo de vendas que acabara de ser demitido.
O
presidente da empresa fora informado pela auditoria da descoberta de uma série
de não conformidades de responsabilidade do executivo.
O prejuízo acarretou uma restruturação da
área, e aqueles que ficaram teriam de recuperar os números da empresa.
Isso significava uma pressão extra em um
momento já muito desfavorável, sem contar a frustração e o estresse.
Como foi
possível uma pessoa desonesta chegar a um cargo com tanta capacidade para
produzir estrago tão grande? Na raiz do problema, estava o próprio presidente
da empresa.
Ele não era de má índole, mas, em plena
contração econômica, exigia que seus executivos entregassem números de vendas
impossíveis de ser obtidos. Números que somente um mentiroso poderia prometer
cumprir.
Portanto,
é necessário fazer uma reflexão racional sobre o contexto no qual a empresa
opera. Todo mercado evolui em ciclos, formados por fases de expansão e de
contração.
Entretanto, é muito comum empresas que estão
há mais de quatro anos expandindo, por exemplo, projetarem seus números como se
essa fase fosse durar para sempre e na mesma intensidade.
É
importantíssimo que os executivos olhem para os ciclos de seus mercados. Um
administrador que os desconhece perde muito de sua capacidade de previsão e,
portanto, de estabelecer planos que possam ser cumpridos.
É com
base nessa realidade que as responsabilidades devem ser repartidas entre os
administradores da empresa.
Principalmente
no caso daqueles responsáveis por vendas, as demandas devem ser de acordo com o
que os números mostram ser factíveis.
Pedir
mais do que isso é criar as condições para que executivos inescrupulosos
prometam quantidades de vendas impossíveis de ser realizadas. E que, no futuro,
trarão grande dor de cabeça para a empresa.
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